Blog Tweed: Pop Art - Origem

9 de janeiro de 2014

0

Pop Art - Origem

Estava pensando sobre o que escrever aqui no blog até que vi uma figura de pop art que tenho aqui em casa e reparei que eu não sabia a origem desse tipo de arte, mesmo a achando muito interessante. Então, fui atrás.


Tudo começou na Inglaterra na década de 50, mas ganhou notoriedade nos Estados Unidos, especificamente em Nova York, na década de 60. Esse novo estilo de arte tinha como proposta a crítica a cultura popular capitalista, especialmente pelo consumismo. É notável que os artistas se basearam na vida cotidiana do capitalismo ao perceber que a maioria deles utilizaram marcas, produtos e até mesmo personalidades famosas para realizar suas artes. Até mesmo as cores remetem a publicidade massificada para chamar mais a atenção do consumidor.

O Brasil também teve seu momento de arte baseada na pop art do exterior. O momento mais marcante foi a mostra de arte "Opinião 65", em que, além de mostrar esse novo tipo de arte adaptado pelos artistas nacionais, buscava expressar o descontentamento com o golpe de 64.

Popcreto - Waldemar Cordeiro
Estória (O Fim da Idade do Chumbo) -Pedro Geraldo Escosteguy

Mesmo essa arte tendo seu auge há décadas, ainda hoje ela influencia nosso cotidiano. Há os estilistas que se inspiram na pop art no lançamento de coleções. Há também a influência no grafite de rua. Algumas reproduções de artes famosas podem ser encontradas nas ruas de cidades grandes, um exemplo é São Paulo. Além disso, há claro a influência decorativa. Muitas pessoas tem em suas residências algum objeto que remete à pop art, mesmo que seja apenas uma reprodução em um quadro. Até mesmo marcas investem na publicidade contendo a pop art.


Grafite em São Paulo, na Av. Prestes Maia - Daniel Melim


De qualquer modo, há diversas formas em que a pop art está inserida em nossas vidas e, na minha opinião, é um movimento muito original e importante que sempre será lembrado e retratado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Curtiu? Comenta ♥

© Blog Tweed - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Thaís Oliveira . Tecnologia do Blogger .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...